Relatório técnico conversa com RES para orientação trabalho plástico de Luca Parise e Gabi Celan. Local: Espaço de produção da Gabiru no Galpão do centro

por Luca Parise

07.04.2017

Participantes: RES, Gabi Celan e Luca Parise.

  1. Introdução fundamental para esse relatório técnico: 
     
    Gostaria de agradecer o Gabiru por estarmos fazendo esse trabalho juntos - A Gabi me constrange pela seriedade que ela leva algumas coisas (como o relatório técnico do encontro com RES), pela força que que ela tem. Obrigado Gabi, apendo muito com você. 
     

     
    1. Ligar o trabalho - chamamos RES para ver o trabalho e ele estava desligado. Uma única lâmpada que o trabalho tinha estava desligada. Desligado, não ligado, não ativo, não vivo. Timidez que nasce de dentro de uma covardia. Problema que vai além da plástica. 
     
    2. Simetria - o trabalho estava içado de forma que a maior massa estivesse no meio (na mediana do teto e o chão). Quebrar a simetria, aproxima-lo do chão (proporção aproximada de 1/3) - Isso revelou um novo componente que passa a fazer parte do trabalho, o fio de aço. Vontade, mesmo que inconsciente das coisas estarem no lugar onde elas são esperadas (na média, no medíocre). Quem disse que o trabalho tem que ficar no meio, num suposto equilíbrio (não há dúvida que essa metade, esse equilíbrio não funciona, pelo menos não em termos plásticos).  
     
    3. Lâmpada muito tímidas - Colocar 10 lâmpadas, como se fossem um “cacho de uvas” - ver como referência foto do Jeff Wall. Há um problema de escala. Há a possibilidade de optar por uma lâmpada muito fraca, como o próprio RES comentou, mas da forma que está, não é nem fraco, nem forte, é uma lâmpada tímida (talvez eu esteja abusando da palavra timidez, mas definitivamente ela serve muito bem ao contexto, uma timidez plástica, que claramente não é somente plástica) 
     
    4. Sintaxe - gramática da plástica - tudo está muito jogado, tomar decisões, direcionamentos. Plástica não é acaso, faltou tomar uma decisão em relação ao trabalho, algo que fizesse uma posição, uma escolha deliberada - de alguma forma todo o trabalho é composto por escolhas deliberadas, nem se for a escolha de manter algo que ocorreu oriundo do acaso, mas falta locais de tomadas de decisões mais fortes, que comprometam mais. Um comprometimento que deve ser técnico, deve ser da ordem da plástica. 
     
    5. Procedimentos do bidimensional para o tridimensional - lâmpada como elemento de composição. Pintura branca - Por exemplo, é uma tomada de decisão, é uma escolha ativa, antinatural que “fere” o objeto. 
     
    Elemento mais filosófico: 
     
    1. Constrangimento, no sentido do Levinas - dessolidarização de nós mesmos, desnudamento. Qual a relação desse trabalho com nós mesmos? Com a nossa tragédia? Com a tragédia do Brasil? Inserir algum elemento que tome um partido político diante do mundo (política não como PT ou PSDB, claramente, mas tome uma posição) - esse elemento deve ser simbólico (não literal), Conotativo (não denotativo) e Metafórico. Há muito embate entre eu e a Gabi ao trabalharmos juntos, é inevitável - o embate muitas vezes não é falado, mas há um confronto (no melhor sentido), como usar esse confronto para tomar decisões - Como a Gabi comentou: a ação de RES, o seu comentário, atua no entre do Luca e a Gabi, como se o embate proposto por RES, suas ações fossem frontalmente em direção ao trabalho, não há desvio, o acertam em cheio. Trabalhar junto da Gabi tem me forçado a olhar mais para o trabalho, a olhar para ele de maneira diferente, tentar esquecer o que eu quero e tentar ouvir o que o trabalho pede (como diria a Gabi). Inserir um botijão de gás e um maçarico que ficará ligado. O relatório começa e termina em relação ao “ligado” 
     
    Próximos passos Luca e Gabi: 
     
    Gabi: se responsabilizar pela parte elétrica do cacho de uvas de lâmpadas - Gabi vai comprar na quarta feira 
     
    Luca: se responsabilizar pelo botijão de gás, maçarico e mangueira para ligá-lo - Luca vai comprar na terça feira

       Agenda 

       Encontro Luca e Gabiru quinta-feira (13.04) as 15:00 no espaço da Gabiru 
 
       Próximo encontro com RES sexta-feira (14.04) as 10:00