ENCONTRO, SEXTA-FEIRA DE MANHÃ, COM RES PARA ELE ORIENTAR GABI E LUCA SOBRE COMO MELHORAR A ESCULTURA QUE FIZEMOS JUNTOS.

Local: Espaço de produção da Gabi no Galpão do Centro

por Gabi Celan

07.04.2017

Participantes: RES, Gabi Celan e Luca Parise.

  1. RES pediu para nós dois, eu e Luca, escrevermos um relatório técnico sobre o que foi falado no encontro.

  2.  Ligar o trabalho. Recebemos o Rubens no meu espaço de produção no Galpão com o trabalho desligado. O Rubens que teve que nos fazer olhar isso. Rubens olhou isso. Rubens falou isso. Eu ainda tenho o olhar e os ouvidos muito distraídos e perturbados, pouco disponíveis para o outro. Outro aqui é a obra, o Mestre, o Luca.

  3. Simetria e altura do trabalho - Rubens nos fez olhar como o trabalho estava muito simétrico e como isso desvalorizava o trabalho. Desvalorizava detalhes significantes como o cabo de aço da talha. Detalhes que compõem a contradição no trabalho. Quando Rubens desceu o trabalho, ficou claro como água cristalina a diferença. Esse trabalho precisa que o ar respire acima dele, como se ele precisasse olhar para os degraus de uma escada que ele precisa subir.

  4.  Ponto de tensão – perder simetria // aparecer cabo de aço // 2 metades para cima e 1 metade para baixo.

  5.  Esse trabalho ainda é nada. Não existe ainda no trabalho um pensamento rigoroso de composição, sintaxe, gramática da Arte.  --- deslocar o ponto de luz (aqui Rubens pediu um pedaço de fita para colocar a lâmpada num outro lugar       do trabalho e eu dei um pedaço de fita menor que o tamanho da minha mão que já é pequena, ou seja, fui       terrivelmente tímida. Somos muito tímidos. Como Nação somos muito tímidos. Isso está na      nossa genética   a pelo menos 500 anos, ou seja, o esforço para confrontar isso precisa ser enorme // decisão! //mostrar a tomada de decisão em relação ao ponto de luz // o ponto de luz não está lá porque caiu do céu, está lá porque decidimos que esteja então temos que mostrar o que decidimos // não acomodação // fazer algo com aquilo que já temos – enquanto estou nadando em círculo naquilo que eu já tenho e não uso isso com honestidade, estarei sendo tímida // sou tímida também, quando escolho primeiro pelo impedimento, ao invés, de escolher primeiro a solução// não posso esconder a lâmpada de mim.

  6.   Organicidade // mandar a merda a timidez // mandar a merda o controle de querer saber //  usar as ferramentas e procedimentos de pintura em escultura // usar o que pertence ao bidimensional no tridimensional e vice-versa // usar todos os recursos para confrontar a vida // não ser passivo// Rubens além de ter mudado a luz de lugar, ou seja, ter decidido pela luz, também, pintou de branco um espaço no sentido oposto da luz. Isso já criou muito mais complexidade para composição // já criou uma coisa estranha que nos obriga a nos posicionar diante disso. Também uma estratégia de criar um problema na obra para irmos mais longe nela, uma estratégia para nos fazer olhar aquilo que não estamos vendo // uma aposta.

  7.   Falta uma espécie de decisão- um elemento filosófico // trabalho tem que ter algo que nos constranja // elemento de desolidarização c/ o que pensamos do mundo // qual a relação desse trabalho com o Brasil? Qual a relação desse trabalho com as crianças que morreram com tiros de armas de policiais? Com a relação desse trabalho com o gás que vazou na Síria e matou várias crianças? // elemento metafórico // elemento conotativo // elemento de tragédia // Ex. de RES: colocar 10 facões e amarrar todos eles na ponta que foi pintada de branco com os fios elétricos do trabalho // partido político diante do trabalho // posicionamento político --- aqui me coloco a pensar alto o quanto isso tem relação com a relação que eu e Luca travamos para e enquanto fazíamos a escultura --- claramente é difícil, uma tarefa árdua decidir algo comigo mesma; mais difícil ainda decidir algo com o outro; mais difícil ainda é quando este algo a ser decidido com o outro é uma decisão sobre uma terceira coisa – abrir mão de nós mesmos/ fazer aquilo que não queremos fazer // no encontro com o Rubens é como se ele entrasse em contato com as minhas limitações, com a minha dificuldade de decidir e com as limitações e indecisões que envolvem a relação entre Gabi e Luca. // Rubens atua no entre // outra coisa é que temos muito chão para aprender, ainda sou muito limitada e muito limitada dentro do contexto, ou seja, se eu me relaciono mal com um contexto com pressão, isso significa que aquilo que é limitado em mim estará duas vezes mais limitado, ou seja, tenho que sangrar muito para chegar um pouquinho próximo de algo que seja algo.

  8.   Aprecio a ideia de tomar uma decisão política no trabalho através da solução plástica do maçarico com um tambor de gás // referência: Kounnellis // combustão // duas coisas que tenho pavor e paixão em me relacionar // há muito tempo tenho desejo de fazer um trabalho com calor, com maçarico – estou muito feliz que vamos fazer !// referência: RES, principalmente nos seus desenhos onde usa bastante o maçarico; usamos o maçarico para acender os incensos // o maçarico é uma ferramenta do método de RES // instalar maçarico na parte que foi pintada de branco// usar um fio enorme para conectar o maçarico no tambor de gás, pois assim podemos desenhar o tambor no espaço // usar um tambor grande ou médio (tamanho Luca ou tamanho Gabi) // comprar um tambor azul para dialogar com a caixa de plástico que está na obra// uma solução para caixa deixar de ser caixa, não sermos literais nessa manobra. Não precisamos queimar a caixa para ela deixar de ser caixa, podemos criar um deslocamento, uma conversa.

  9.   Apresentar o trabalho com todas as mudanças feitas para RES na próxima sexta-feira, 14/04, às 10h.

  10.  Distribuição de tarefas: 

  • Gabi: ir a St. Ifigênia na quarta-feira // comprar 12 metros de fio duplo com acabamento em tecido vermelho // fio elétrico // soquete para lâmpada de 40 w // 10 lâmpadas de 40w: 9 amarelas e 1 de outra cor – pode ser azul ou vermelha // conectores de porcelana para fazer as conexões.

  • Luca: pesquisar tamanhos/ preços e formas de adquirir um tambor de gás // pesquisar dois tamanhos: um grande outro médio // comprar maçarico // comprar cabo para conectar tambor ao maçarico pesquisar como fazer isso porque tem uma lei que só vende esse cabo no tamanho máximo de 5 metros e vamos precisar mais que isso – pesquisar como resolver isso?

 11. Mudanças a serem feitas na escultura até sexta:

  •  Instalar 10 lâmpadas ao lado da caixa azul de plástico, exatamente no lugar que RES colocou a lâmpada que já estava no trabalho // instalar como um cacho de uva // o que vocês acham de instalar um botão? eu tenho alguns no Galpão. // decidir como fixar esse cacho de uva, acho que podemos fixar o fio das lâmpadas na caixa azul e deixar as lâmpadas soltas ao invés, por exemplo, de fazer um buraco para cada soquete e lâmpada – do outro jeito fica mais fluido/ frágil/ com movimento.

  • Instalar fio que liga a lâmpada – 12 metros de cabo duplo com acabamento em tecido vermelho

  • Soldar maçarico

  • Conectar maçarico ao tambor de gás

  • Colocar o tambor de gás pelo espaço.